1
Cessado o tumulto, Paulo chamou os discípulos, e encorajou-os; então, despediu-se deles e partiu para a Macedônia.
2
Passando ele por aquelas regiões, encorajava bastante os cristãos dessas áreas; e chegou à Grécia.
3
Depois de passar três meses ali, alguns judeus conspiraram contra ele no momento em que estava prestes a embarcar para a Síria; então, ele decidiu voltar pela Macedônia.
4
Acompanhando-o até a Ásia estavam: Sópatro, filho de Pirro de Bereia; Aristarco e Secundo, ambos de Tessalônica; Gaio de Derbe; Timóteo; além de Tíquico e Trófimo da Ásia.
5
Contudo, esses homens foram antes e nos esperaram em Trôade.
6
Navegamos de Filipos após a Festa dos Pães sem Fermento, e, cinco dias depois, nos reunimos com eles em Trôade. Ali ficamos por sete dias.
7
No primeiro dia da semana, quando estávamos reunidos para partir o pão, Paulo falou ao povo, ele pretendia partir no dia seguinte, então, continuou pregando até meia noite.
8
Havia muitas candeias no aposento superior, onde estávamos reunidos.
9
Assentado numa janela estava um jovem chamado Êutico que caiu num sono profundo. Conforme Paulo estendeu o discurso, esse jovem, ainda dormindo, caiu do terceiro andar, e, quando o levantaram, estava morto.
10
Entretanto, Paulo desceu, inclinou-se sobre o rapaz, abraçou-o e disse: "Não vos pertubeis, pois ele está vivo".
11
E, subindo, partindo o pão, comeu e falou-lhes por muito tempo, até o amanhecer e partiu.
12
E levaram de volta o rapaz vivo, o que muito os confortou.
13
Nós mesmos fomos à frente de Paulo, de navio, e navegamos até Assôs, onde receberíamos Paulo à bordo; assim como ele mesmo havia determinado, pois planejara ir por terra.
14
Quando o encontramos em Assôs, recebemos-lo a bordo e fomos para Mitilene.
15
Então, navegamos dali e, no dia seguinte, chegamos ao lado oposto da ilha de Quios. No outro dia, chegamos à ilha de Samos, e um dia depois chegamos a cidade de Mileto.
16
Paulo havia decidido não aportar em Éfeso, a fim de não desperdiçar muito tempo na Ásia, pois estava apressado para chegar em Jerusalém no dia de Pentecostes, se de alguma maneira lhe fosse possível.
17
De Mileto, ele enviou homens a Éfeso, e mandou chamar os presbíteros da igreja.
18
Quando chegaram, ele lhes disse: "Vós mesmos sabeis, desde o primeiro dia que pisei na Ásia, como sempre passei meu tempo convosco.
19
Segui servindo ao Senhor com toda a humildade e com lágrimas, e em sofrimentos que me aconteceram por causa das conspirações dos judeus.
20
Vós sabeis que não deixei de pregar-vos nada que não fosse proveitoso, como vos ensinei em público e também de casa em casa,
21
testificando tanto a judeus como a gregos sobre o arrependimento diante de Deus e a fé em nosso Senhor Jesus.
22
E agora, compelido pelo Espírito, vou para Jerusalém, sem saber as coisas que me acontecerão ali,
23
exceto o que o Espírito Santo me testifica que, em toda cidade, prisões e sofrimentos me esperam.
24
Contudo, não considero minha vida preciosa para mim mesmo, se eu puder tão somente terminar a corrida e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do Evangelho da graça de Deus.
25
E agora sei que nenhum de vós, dentre os quais passei pregando o Reino, jamais vereis minha face.
26
Portanto, hoje vos testifico que sou inocente do sangue de qualquer homem.
27
Pois não vos deixei de declarar todo o conselho de Deus.
28
Portanto, cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos fez bispos, para pastoreardes a igreja do Senhor, a qual Ele comprou com Seu próprio sangue. [Em vez de "com Seu próprio sangue", algumas cópias antigas trazem: "com o sangue de Seu próprio Filho."]
29
Sei que após a minha partida, lobos ferozes entrarão no meio de vós, e não pouparão o rebanho.
30
E sei que mesmo dentre vós, alguns homens se levantarão e perverterão a verdade, a fim de afastar os discípulos e atraí-los para si.
31
Portanto, vigiai, lembrando-vos que durante três anos não parei de instruir e advertir cada um de vós com lágrimas dia e noite.
32
Agora, encomendo-vos a Deus e à Palavra da Sua graça, que é capaz de vos edificar e dar-vos heranças entre todos que estão sendo santificados.
33
Não cobicei prata, nem ouro ou roupas de homem algum.
34
Vós sabeis que estas mãos serviram às minhas necessidades e às necessidades daqueles que estavam comigo.
35
Em todas as coisas, dei-vos exemplo de como ajudar os fracos trabalhando, e como deveis lembrar das palavras do Senhor Jesus, palavras que Ele mesmo disse: "Mais bem-aventurado é dar do que receber".
36
Depois de ter falado, ajoelhou-se e orou com todos eles.
37
Todos choraram muito e, abraçando Paulo, o beijaram.
38
Eles estavam tristes principalmente por causa do que ele lhes dissera, que nunca mais veriam sua face novamente. Então o acompanharam até ao navio.