1
Estes foram os homens que vieram a Davi em Zicagle, enquanto ele ainda estava fugindo da presença de Saul, filho de Quis. Eles estavam entre os soldados, seus ajudantes na batalha;
2
estavam armados com arcos e usavam tanto a mão direita quanto a esquerda para atirar pedras com fundas e flechas com os arcos. Eram benjamitas, companheiros da tribo de Saul.
3
Aizer, o chefe, e Joás eram filhos de Semaá, o gibeatita. Havia Jeziel e Pelete, filhos de Azmavete. Havia também Beraca e Jéu, o anatotita;
4
Ismaías, o gibeonita, soldado entre os trinta e, no comando dos trinta, Jeremias, Jaaziel, Joanã, Jozabade, o gederatita;
5
Eluzai, Jerimote, Bealias, Semarias e Sefatias, o harufita,
6
os coraítas Elcana, Issias, Azarel, Joezer e Jasobeão,
7
e Joela e Zebadias, filhos de Jeroão de Gedor.
8
Alguns gaditas se juntaram a Davi na fortaleza do deserto. Eles eram homens de guerra, treinados para a batalha, que sabiam usar escudo e lança; suas faces eram ferozes como as faces de leões. Eles eram ágeis como gazelas das montanhas.
9
Havia Ézer, o líder; Obadias, o segundo; Eliabe o terceiro;
10
Mismana, o quarto; Jeremias, o quinto;
11
Atai, o sexto; Eliel, o sétimo;
12
Joanã, o oitavo; Elzabade, o nono;
13
Jeremias, o décimo; Macbanai, o décimo primeiro.
14
Esses filhos de Gade foram os líderes do exército; o menor conduzia cem, e o maior conduzia mil.
15
Eles atravessaram o Jordão no primeiro mês, quando transbordava pelas margens, e afugentaram todos os que moravam nos vales, tanto na direção leste quanto na direção oeste.
16
Alguns dos homens de Benjamim e Judá vieram para a fortaleza de Davi.
17
Davi foi ao encontro deles e lhes disse: "Se viestes em paz para me ajudar, podeis vos juntar a mim; mas, se viestes para me entregar para meus adversários, que o Deus de nossos antepassados veja e vos repreenda, já que eu não fiz nada errado".
18
Então, o Espírito veio sobre Amasai, que era o chefe dos trinta. Amasai disse: "Nós somos teus, Davi. Estamos do teu lado, filho de Jessé. Paz! Que a paz esteja com quem quer que te ajudar. Que a paz esteja com teus ajudantes, porque o teu Deus está te ajudando". Então, Davi os recebeu e os fez comandantes sobre seus homens.
19
Alguns de Manassés se uniram a Davi quando ele veio com os filisteus para a batalha contra Saul. Eles não os ajudaram porque os chefes filisteus se consultaram entre si e mandaram Davi embora. Eles disseram: "Ele irá se unir a Saul, colocando em risco nossas vidas".
20
Quando ele foi a Ziclague, os homens de Manassés que se juntaram a ele foram Adna, Jozabade, Jediael, Micael, Jozabade, Eliú e Ziletai, capitães de milhares de Manassés.
21
Eles ajudaram Davi a lutar contra os saqueadores, pois eram homens de guerra. Mais tarde, eles se tornaram comandantes no exército.
22
Dia após dia, chegavam homens para ajudar Davi, até que se formou um grande exército, como o exército de Deus.
23
Este é o registro dos soldados armados para batalha, que vieram a Davi, em Hebrom, para passar o reino de Saul para ele, de acordo com a promessa de Yahweh.
24
De Judá, aqueles que carregavam escudo e lança eram seis mil e oitocentos armados para a guerra.
25
Dos simeonitas, eram sete mil e cem homens de guerra.
26
Dos levitas, eram quatro mil e seiscentos soldados.
27
Joiada era o líder dos descendentes de Arão, e com ele havia três mil e setecentos.
28
Com Zadoque, um homem jovem, forte e corajoso, estavam vinte e dois líderes da familia de seu pai.
29
De Benjamim, tribo de Saul, havia três mil. A maioria deles se manteve fiel a Saul até esse momento.
30
De Efraim, havia vinte mil e oitocentos soldados, homens famosos na família de seus pais.
31
Da meia tribo de Manassés, havia dezoito mil homens famosos, que vieram para tornar Davi rei.
32
De Issacar, eram duzentos líderes, conhecedores do tempo e que sabiam o que Israel devia fazer. Todos os seus parentes estavam sob seu comando.
33
De Zebulom, eram cinquenta mil soldados preparados para a batalha, com todas as armas de guerra, e prontos para demonstrar sua total lealdade.
34
De Naftali, havia mil oficiais, e, com eles, trinta e sete mil homens com escudos e lanças.
35
De Dã, havia vinte e oito mil homens preparados para a batalha.
36
De Aser, havia quarenta mil homens preparados para a batalha.
37
Vindo do outro lado do Jordão, dos rubenitas, gaditas e da meia tribo de Manassés, havia cento e vinte mil homens portando todo tipo de armas para a batalha.
38
Todos estes soldados, equipados para a batalha, vieram de Hebrom com a intenção de tornar Davi rei de todo o Israel. O restante de Israel também estava de acordo em tornar Davi rei.
39
Eles estiveram com Davi por três dias, comendo e bebendo, pois seus parentes haviam enviado provisões.
40
Também, os que estavam próximos a eles, e os que estavam longe, como em Issacar, Zebulom e Naftali, trouxeram pães em jumentos, camelos, mulas e bois; bolos de figos, cachos de uvas passas, vinho, óleo, bois e ovelhas, pois Israel estava celebrando.