Capítulo 49
1
Então, Jacó chamou seus filhos e lhes disse: "Reuni-vos, que vou dizer-vos o que vos acontecerá no futuro.
2
Ajuntai-vos e escutai, filhos de Jacó. Escutai a Israel, vosso pai.
3
Rúben, tu és meu primogênito, minha força e o início do meu vigor, excelente em dignidade e poder.
4
Incontrolável como as águas turbulentas, não terás a primazia, porque subiste à cama de teu pai. Assim a contaminaste; subiste à minha cama.
5
Simeão e Levi são irmãos. Suas espadas são armas de violência.
6
Ó minha alma, não entres em seu conselho. Não me encontrarei em seus ajuntamentos, pois meu coração é muito honrado para isso. Porque, no seu furor, mataram homens. Foi por prazer que esquartejaram bois.
7
Que sua ira seja amaldiçoada, porque era forte, e sua fúria era cruel. Eu os dividirei em Jacó e os espalharei em Israel.
8
Judá, teus irmãos te louvarão. Tua mão será sobre o pescoço de teus inimigos. Os filhos de teu pai se curvarão diante de ti.
9
Judá é um leãozinho. Tu resististe às tuas suas presas, meu filho. Inclinando-se, ele se agachou como um leão, como uma leoa. Quem se atreveria a despertá-lo?
10
O cetro não se apartará de Judá, nem o pendão de autoridade dentre seus pés, até que venha Siló. As nações lhe obedecerão.
11
Amarrando seu jumentinho na vinha e o potro da jumenta na videira escolhida, ele lavará suas roupas no vinho e sua túnica no sangue de uvas.
12
Seus olhos serão tão escuros quanto o vinho e os seus dentes brancos como o leite.
13
Zebulom habitará na região costeira. Ele será um porto para os navios e seus domínios se estenderão até Sidom.
14
Issacar é um jumento forte, deitado entre os currais das ovelhas.
15
Ele vê um bom lugar de descanso e uma terra agradável. Oferecerá seus ombros para a carga e se entregará como servo para as tarefas.
16
Dã julgará seu povo como uma das tribos de Israel.
17
Dã será como uma serpente à beira da estrada, uma serpente peçonhenta que morde o calcanhar do cavalo, e assim faz cair o seu cavaleiro para trás.
18
Eu espero por Tua salvação, Yahweh.
19
Gade, cavaleiros o atacarão, mas ele os atacará nos seus calcanhares.
20
O alimento de Aser será abundante, e produzirá iguarias reais.
21
Naftali é uma corça livre e terá belos filhotes.
22
José é um ramo frutífero, perto de uma fonte, cujos galhos escalam acima do muro.
23
Os arqueiros irão atacá-lo, atirar nele e assediá-lo.
24
Mas seu arco permanecerá firme e suas mãos permanecerão hábeis por causa das mãos do Poderoso de Jacó e devido ao nome do Pastor, a Rocha de Israel.
25
O Deus de teu pai te ajudará e o Todo Poderoso Deus te abençoará com bênçãos celestiais de cima, bênçãos das profundezas que repousam abaixo e bênçãos dos seios e do ventre.
26
As bênçãos de teu pai serão maiores do que as bênçãos das antigas montanhas ou as coisas mais desejáveis das eternas colinas. Eles estarão sob a cabeça de José, bênçãos que coroam a cabeça de quem foi príncipe sobre seus irmãos.
27
Benjamim é um lobo faminto. De manhã, devorará a presa e, à noite, dividirá o despojo".
28
Essas são as doze tribos de Israel. Isso foi o que seu pai lhes disse quando os abençoou. A cada um abençoou com uma bênção apropriada.
29
Então, ele os instruiu e lhes disse: "Em breve, irei para o meu povo. Enterrai-me com meus antepassados na cova que está no campo de Efrom, o heteu,
30
na caverna que está no campo de Macpela, que é perto de Manre, na terra de Canaã, o campo que Abraão comprou de Efrom, o heteu, para sepultura.
31
Ali, eles sepultaram Abraão e Sara, sua esposa; ali, eles sepultaram Isaque e Rebeca, sua esposa; e ali sepultei a Lia.
32
O campo e a cova que está nele foram comprados do povo de Hete".
33
Quando Jacó terminou essas instruções a seus filhos, recolheu seus pés na cama, deu seu último suspiro e foi para o seu povo.